quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Iniciação : Sinergia na apresentação de lotes individuais



Quando se organizam os lotes em equipas, o objectivo principal é a homogeneidade do canto especialmente no tom e intensidade, "persegue-se" a percepção da harmonia e o cantar em uníssono. 
Quando você escolhe os canários de um lote individual o ênfase deve estabelecer-se em destacar as virtudes individuais de cada exemplar a ser julgado tomando em conta, obviamente, a compatibilidade em términos de registo tonal. 
Fraco favor nós fazemos se colocarmos num lote de individuais exemplares com variações muito significativas em intensidade de voz provocando que um dos exemplares prácticamente anule a dos seu(s) companheiro(s) ao cantar. 

Isto é um dos princípios básicos que a maioria dos aficionados domina. Possivelmente estabelecemos nos nossos lotes no principio da temporada dos concursos e salvo que o resultado seja pobre nós geralmente não devemos alterar a arquitectura do lote (“se não estiver estragado, não o arranje”).



O objectivo é que o juiz possa valorizar os atributos individuais de cada exemplar, no interessando tanto la simultaneidade na execução contudo, desde que confeccionamos os lotes estabelecem-se um grau de interacção entre los integrantes do mesmo, em muitos casos de dominância por parte de um dos canários, situação que não é fácil de reconhecer já que os exemplares efectivamente cantam e podem até “render” para o aficionado. 


Deve-se avaliar  constantemente (especialmente entre concursos) o repertório em termos de extensão e qualidade variando a ordem, trocando  companheiros e variando os lotes entre dois e três integrantes buscando a combinação que faça ressaltar a todos seus membros.

Uma vez que fixamos um lote, se há problemas geralmente é só mudar a ordem e só se um dos exemplares não canta ou não rende buscamos substituir o exemplar. Tudo o que foi mencionado parece óbvio, mas só torna-se patente se há problemas nos concursos, eles geralmente não são analisados as diferenças em extensão e qualidade de repertório que possam resultar de encontrar “a combinação perfeita” que maximize os resultados. 

E ainda sim segue-se o processo, em principio,deve-se rever periodicamente, já que a evolução dos exemplares podem variar acelerando-se para algum deles através de um produto que produza estimulo sexual antecipado.

Este último caso pode ocasionar que o exemplar encelado lastre a seu parceiro 
ou que lo opaque (ainda que de forma muito subtil) impedindo a execução da totalidade do seu repertório em termos de extensão e qualidade. 
Um factor que contribui a redução deste última ressalva é o uso de exemplares de idades similares. 
Em resumo, é necessária e a constante reavaliação  dos lotes na procura máxima de rendimento dos exemplares e por fim dos resultados nos concursos.

in Timbrados Panamá

Sem comentários:

Enviar um comentário